Acontece 2º módulo da 1ª Jornada de Formação Feminista

Na noite desta terça-feira (8/8), aconteceu o 2º módulo da 1ª Jornada de Formação Feminista, promovida pelo SEMAPI em parceria com a Marcha Mundial das Mulheres do RS. Mais uma vez, o auditório ficou lotado para debater a situação da mulher na sociedade.

A primeira palestrante foi a historiadora e militante da MMM, Iris de Carvalho, que falou sobre a mulher e o mundo do trabalho. Ela explicou como foi a inserção feminina no mercado de trabalho e a luta da mulher por justiça social, que passa por igualdade de direitos políticos, econômicos e sociais. Iris também comentou sobre o uso da mulher para restabelecer as questões de mercado, já que são elas as primeiras a perder emprego em momentos de crise e as que passam a ganhar menos quando há mão de obra excedente.

As questões de gênero e sexualidade foram muito bem expostas pela Psicóloga e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, Daniela Dalbosco Dell'Aglio, que falou sobre o feminismo e o “ser mulher”. “Gênero não tem nada a ver com o sexo que a pessoa se relaciona”, afirmou, explicando que esta é uma categoria instável e não coerente, que vai além do homem – mulher. Ela também falou sobre as diferenças entre pessoas cis, trans e binárias, explicando também que homossexualidade é diferente de transexualidade.

Jussara Cony, farmacêutica e militante da União Brasileira de Mulheres (UBM), falou sobre a saúde feminina na divisão social e sexual do trabalho. Ela chamou atenção para a indústria da cesárea, para a jornada dupla que adoece e para a violência obstétrica. “Querem mais mão de obra barata”, comentou, ao falar sobre a criminalização do aborto e a falta do acesso às políticas públicas para o controle da natalidade.

O 3º módulo vai acontecer no dia 12 de setembro, às 18h30, na sede do SEMAPI. Neste encontro, serão debatidos os campos do feminismo, os movimentos sociais e populares, e o feminismo como um projeto político de resistência e de fortalecimento das mulheres na luta contra os retrocessos.