Até quando? Homem negro é assassinado por seguranças

No dia da Consciência Negra, o Rio Grande do Sul acorda com a terrível notícia do assassinato de um homem negro por seguranças brancos de um hipermercado em Porto Alegre. A brutalidade da ação choca, assim como todo o preconceito que permanece entranhado numa sociedade cada vez mais doente.

É por situações revoltantes como esta que o Dia da Consciência Negra é importante, para aprofundar a discussão sobre o racismo e sobre a dívida histórica que o Brasil tem com os negros. Não é vitimismo, não é mimimi. Os negros foram, e são até hoje, marginalizados e tratados como minoria neste país onde 56% da população é negra.

Com perplexidade vemos notícias como esta todos os dias e é preciso se indignar sempre! Não é normal, não é justo, não é admissível! Nossa solidariedade  a amigos e familiares de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, agredido e morto covardemente.

Protestos contra o Carrefour estão sendo marcados em todo o país. Em Porto Alegre, o Movimento Negro Unificado e outras 33 entidades farão um ato às 18h em frente ao Carrefour Passo D’areia, local onde aconteceu o assassinato. Participe!