Cálculo do PIB no Rio Grande do Sul não é reconhecido pelo IBGE

Apesar da crise visível, a economia do Rio Grande do Sul (PIB) cresceu 0,9%, no primeiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado na quinta-feira, 01.

“É o terceiro trimestre seguido em que o PIB gaúcho apresenta desempenho acima da média do país”, diz a nota do governo anunciando o dado positivo.

O PIB do Brasil teve crescimento de 0,5% neste intervalo. A comparação, porém, tem inconsistências.

Para tornar comparáveis as duas estimativas (a do IBGE para o PIB nacional e a da Fipe para o PIB regional|) houve uma “compatibilização” como explica o relatório trimestral apresentado nesta quinta.

A divergência está na base dos cálculos.

Para o cálculo dos PIBs estaduais o IBGE desenvolveu uma metodologia em parceria com fundações públicas, como era o caso da FEE, no Rio Grande do Sul.

Com a extinção da FEE, na gestão de Ivo Sartori, o governo do Estado contratou a Fipe que é uma fundação privada e teria que fazer um convênio com o IBGE para assumir as contas regionais no Rio Grande do Sul. O IBGE não aceitou abrir sua base de dados para uma empresa privada.

Com isso, o  PIB do Rio Grande do Sul, que desde 2017 é calculado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), de São Paulo e que adota uma metodologia que o IBGE não reconhece, é um número extra-oficial, sujeito a revisões futuras.

O governo atual já se deu conta do desgaste (e eventuais prejuízos em repasses ) dessa situação “atípica”. Durante a entrevista coletiva de imprensa que apresentou o relatório trimestral, a Secretária  Leany Lemos anunciou que a Seplag deverá retomar a produção de cálculos do PIB com equipe própria do Departamento de Economia e Estatística (DEE).

“Estamos revendo o contrato e vamos retomar algumas atividades, entre elas o PIB, incluindo o cálculo do PIB municipal”, anunciou.

Matéria publicada originalmente no site do Jornal Já