Com o Supremo, com tudo!

O aval do Supremo era importante para garantir a isenção quanto à venda de estatais. Ao permitir que as subsidiárias das empresas públicas sejam negociadas, o STF acaba favorecendo o desmonte da máquina estatal. Com essa decisão, a empresa-mãe pode passar suas funções para a subsidiária, e essa então ser vendida. A Petrobras, por exemplo, tem 36 subsidiárias, como a Transpetro e a BR Distribuidora; a Eletrobrás, tem 30 subsidiárias, e o Banco do Brasil, 16. Agora, todas elas poderão ser comercializadas sem licitação.

Essa visão privatista, baseada apenas no capital, vai contra as definições de Estado e nada tem a ver com um governo democrático, inclusivo e igualitário. Uma pena, mas parece que o grande acordo nacional tem funcionado perfeitamente, à revelia do povo, que – desmotivado – só assiste.

Leia matéria publicada no Brasil de Fato