Começa negociação de parcelas de empréstimo consignado para administração indireta

Desde a última segunda-feira (11), o Banrisul está recebendo pedidos de prorrogação das operações de crédito consignado de trabalhadores e trabalhadoras da administração indireta do Estado, dentre os quais estão os (as) que atuam nas fundações, na ASCAR-EMATER/RS e na EGR. Até o dia 25 de maio, é possível aderir ao Programa Repac, como foi denominado pelo Banco.
Os interessados devem agendar atendimento presencial na sua agência, pelo site do Banrisul ou pelo aplicativo. Para prorrogar as duas próximas parcelas a vencer dos contratos ativos e adimplentes, realizando uma nova operação, com a mesma taxa do contrato original. A nova operação, no valor das parcelas a serem prorrogadas, será paga em 9 parcelas, com 90 dias de carência, para o primeiro pagamento, totalizando prazo de 12 meses.
Projeto de lei
Também na Assembleia Legislativa o tema é discutido. A bancada do Partido dos Trabalhadores enviou ofício ao governo do Estado propondo alterações no modelo de refinanciamento do crédito consignado dos servidores do Estado apresentado pelo banco.
Já o deputado Jeferson Fernandes apresentou Projeto de Proposição Legislativa para suspender, em caráter excepcional, o cumprimento das obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais, municipais e empregados de empresas estatais e órgãos das administrações diretas e indiretas, por um período de 90 dias. De acordo com a proposta, o prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período ou enquanto durar o estado de calamidade pública em função da pandemia de Covid-19. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da casa na terça-feira (5), e encaminhada para o Departamento de Assessoramento Legislativo da Assembleia.