Comitiva em defesa da UERGS se reúne com Secretário da SDECT

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Evandro Fontana, recebeu um grupo de defensores da Universidade Estadual do RS (UERGS), nesta quarta-feira (02/05), para apresentar ao governo estadual uma série de reivindicações já antigas. Entre as demandas, a urgência na definição da contrapartida do Estado para que a Universidade não perca uma verba de R$ 13 milhões destinada à Instituição por emenda do senador Paulo Paim (PT/RS) ao Orçamento da União.

No encontro, também foi solicitada a implantação em definitivo da sede da UERGS, hoje instalada provisoriamente junto à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a contratação – através de concurso público – de novos professores, e a convocação dos que estão no cadastro reserva do concurso anterior. O Secretário informou que o governo está tentando a prorrogação do prazo para que sejam aproveitadas as verbas federais oriundas da emenda, e relatou também que foram autorizadas aberturas de processos seletivos para professores substitutos. Sobre a solicitação para chamar os aprovados no último concurso, quem está avaliando a questão é o Grupo de Assessoramento Especial do Estado (GAE), que deve dar uma resposta em breve. O Secretário lembrou também que, na semana passada, o governo liberou recursos de R$ 200 mil adicionais às bolsas acadêmicas da UERGS, como parte do orçamento de R$2,2 milhões relativos ao próximo ano.

Entre os encaminhamentos da reunião, ficou definido que o gabinete do deputado Tarcísio Zimmermann – presente no encontro – tentaria uma agenda com a Secretaria da Fazenda para agilizar o processo, visto que o último concurso da UERGS tem validade até o dia 2/7 deste ano. Além do Sindicato, estiveram presentes no compromisso a reitora da UERGS, Ariza Araujo da Luz, além de representantes de SINPRO, DCE, UNE, Vice-Reitora, Diretores Regionais, alunos, professores e funcionários.

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul