Conselho Técnico da EMATER referenda retirada de direitos

Em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (15), o Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da EMATER confirmou a manutenção da retirada de anuênios e decênios de trabalhadores e trabalhadoras da entidade, referendando retirada de direitos. Também foram aprovados o plano de trabalho e o orçamento para o ano que vem.
Presente ao encontro, o SEMAPI reiterou sua discordância com a atitude, tanto pela perda do direito em si quanto pela brecha que se abre para processos trabalhistas. Representantes do Sindicato lembraram que, desde o início, a EMATER encaminhou o assunto de forma equivocada, pulando passos legais como a consulta à Comissão Paritária Deliberativa – etapa exigida no acordo coletivo de trabalho vigente na época – e ao próprio CTA.  No intuito de fechar logo a negociação, o que a direção fez foi ferir o Plano de Cargos e Salários, gerando instabilidade jurídica, que pode levar a questionamentos judiciais.
Além do SEMAPI, também a ASAE e mais uma representante votaram contra a medida, enquanto uma quarta participante optou por se abster, tendo em vista a insegurança jurídica para a tomada de decisão. O Sindicato denuncia a irresponsabilidade da gestão com a saúde financeira da entidade, preferindo colocar a culpa em trabalhadores e trabalhadoras do que desempenhar corretamente seu papel e se preocupar com futuras causas trabalhistas, preservando o futuro da Insituição.