Data-Base 2017: SEMAPI e SESCON conversam sobre negociações

Na tarde desta terça (11/07), o SEMAPI esteve no SESCON para tratar sobre o início da negociação coletiva do setor público. Diferentemente dos anos anteriores, o governo, através do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), não esteve presente. No encontro, estavam apenas as diretorias do SEMAPI e do SESCON, ambas acompanhadas de seus representantes jurídicos. De todas as instituições convidadas, apenas três fundações e uma empresa atenderam ao convite do SESCON, no entanto, não participaram da reunião.

Segundo o sindicato patronal, até o momento o GAE não repassou as diretrizes das negociações para este ano, sendo que também há a possibilidade de o governo tentar negociar sem a participação do SESCON. O SEMAPI foi categórico em afirmar que espera o bom senso do governo em manter a legalidade e a normalidade das negociações, assim como tem ocorrido há mais de duas décadas. Cabe destacar que mudanças neste sentido são prejudiciais à categoria.

Da mesma forma, sete fundações e empresas já se manifestaram a favor da manutenção da negociação através do SESCON. Assim, os dois sindicatos irão aguardar posição do GAE até o dia 19/07, para definirem calendário de reuniões e outras ações que se fizerem necessárias a fim de agilizar as negociações e não prejudicar os trabalhadores.