Data-base 2020: governo recua e volta a negociar

A semana começou com significativo progresso para trabalhadores e trabalhadoras do setor Público. Graças à mobilização dos últimos dias, o governo do Estado recuou em sua postura e se mostrou aberto a negociar.
Em reunião de mediação na Justiça do Trabalho, ocorrida nesta segunda-feira (16), representantes do GAE solicitaram uma sugestão para redação da cláusula das horas intervalares de FASE e FPE. Também reconheceu tanto as perdas salariais quanto aquelas em cláusulas de repercussão financeira, mas disse estar impedido de calendarizar um pagamento, garantindo a negociação dos índices na próxima data-base.
Sobre a situação da EMATER, o governo sinalizou com disposição para avaliar o retorno das cláusulas excluídas na negociação passada, salientando que a decisão foi responsabilidade da gestão da entidade, que deve decidir por esse retorno. Uma nova reunião deve ocorrer em 9/12. Houve, ainda, a prorrogação da validade do atual acordo, que agora vai até 15/1/2021.

Estado de greve
Os avanços ocorreram devido à mobilização e à pressão constante da categoria, que, em Assembleia Geral na última quinta-feira (12), instituiu um estado de greve. Nesta segunda, pouco antes do início da mediação, uma vigília tomou conta da entrada da sede da FASE, na zona Sul de Porto Alegre. Mesmo com chuva, trabalhadores e trabalhadoras paralisaram algumas atividades e foram ao local para protestar pela manutenção de direitos.
Precisamos seguir mobilizados, pressionando as gestões e mostrando nosso descontentamento e nossa força! Os representantes de base estão se reunindo nas fundações e na EMATER para delinear novas ações, que devem ocorrer nos próximos dias. Fique atento aos veículos oficiais do Sindicato e entre em contato com o representante no seu local de trabalho. Vamos provar que nosso trabalho tem valor!