Data-base 2020: impasse é discutido em reunião no TRT

Com o objetivo de acompanhar a finalização da Data-base 2019 e os primeiros passos da 2020, a Justiça do Trabalho reuniu SEMAPI e governo do Estado em audiência nesta terça-feira (1º). Durante o encontro, agendado ainda durante a última campanha salarial, surgiram impasses sobre a atual negociação. Também estiveram presentes representantes de SENGE, SINVET e SINTARGS.
Foi relatado que o processo está no início no que tange às fundações, e houve discordância sobre a situação da EMATER. Representantes do Sindicato contaram ao desembargador responsável a mudança drástica na proposta para a entidade, sob argumentos altamente questionáveis. Apesar de não concordar com o caráter e as alegações do governo, o SEMAPI gostaria de chegar a um meio termo.
O SEMAPI ainda trouxe à atenção do desembargador uma disputa entre SESCON e governo. O sindicato patronal questiona a representatividade do Estado na negociação da EMATER, da qual tem sido excluído desde 2017. O SEMAPI levantou o tema dentro da mediação porque o GAE ora usa o argumento de a EMATER ser uma entidade privada, ora de ser da administração indireta do Estado, conforme sua conveniência, e o Sindicato quer garantir uma negociação em que não haja espaço para perdas aos trabalhadores. Ao final, uma nova reunião de mediação foi marcada para o dia 10/9, para discutir formas de conduzir o processo.