Data-base 2020: mediação estabelece novo cronograma

Em reunião de mediação realizada na tarde desta quinta-feira (10) na Justiça do Trabalho, representantes do SEMAPI e do governo do Estado alinharam um novo cronograma para a Data-base 2020. As datas são referentes às negociações de Fundações estaduais, UERGS, EGR e ASCAR-EMATER/RS.

Durante o encontro, os diretores do Sindicato pontuaram que os estágios das propostas estavam desiguais: enquanto o SEMAPI já havia enviado uma contraproposta para Fundações e UERGS, um impasse se apresentava a respeito de EMATER (leia mais aqui), enquanto o texto referente à EGR ainda nem fora enviado pelo executivo. Com isso, novas datas foram agendadas, o que foi considerado um avanço pelos presentes.
A contraproposta para fundações e UERGS foi peticionada. Nela, o SEMAPI manifestou a rejeição das clausulas que alteram questões como horas intervalares, folga extra e no acompanhamento de dependentes com deficiência, além dos planos de saúde.
Agora, com assistência da Assessoria Jurídica, o Sindicato vai se debruçar sobre o texto da Lei Complementar que trata do socorro a estados e municípios, para discutir a aplicabilidade da cláusula sobre reposição salarial. O governo também se comprometeu a enviar o quanto antes a proposta para EGR. Uma nova mediação deve ocorrer em 24 de setembro, quando o conteúdo em si de cada negociação deve ser discutido.