Data-base 2020: mobilização funciona e negociação avança

A forte mobilização de trabalhadores e trabalhadoras do setor Público já está rendendo frutos na Data-base 2020. Em reunião de mediação na Justiça do Trabalho, ocorrida nesta sexta-feira (16), o governo cedeu em algumas cláusulas, permitindo avanço na negociação.
Depois dos atos da semana, foram retiradas da pauta a mudança no ressarcimento dos planos de saúde e também a diminuição das liberações para acompanhamento de filho com deficiência. No entanto, o executivo estadual ainda se nega a tratar sobre calendário de pagamento da reposição da inflação (INPC), e segue querendo mexer nas duas horas intervalares e na folga mensal de FASE e FPE. O Sindicato ainda cobrou diálogo sobre as cláusulas novas, mas não obteve retorno.
Situação da EMATER é cobrada
A situação da EMATER continua sendo fortemente cobrada pelo Sindicato, uma vez que o governo também continua usando a figura jurídica da mesma conforme sua conveniência – e apenas para retirar direitos. Embora já tenha admitido que a entidade é pública, mantém as perdas da negociação passada, em que a considerou de natureza privada.
O SEMAPI alertou que não vai aceitar esta postura, e seguirá cobrando uma postura definitiva, que resgate direitos retirados. Uma nova mediação está marcada para o próximo dia 27/10, às 9h. Até lá, novas ações de mobilização devem acontecer. Fique atento aos canais de comunicação do SEMAPI e venha mostrar ao governo que nosso trabalho tem valor!