Data-base 2020: trabalhadores de AMLINORTE e SINDAT- RS aprovam propostas

Fechando o calendário de assembleias da data-base 2020, trabalhadores e trabalhadoras das bases AMLINORTE e SINDAT optaram por aceitar a proposta construída em parceria com o SEMAPI. Ambas as aprovações ocorreram por unanimidade, nesta sexta-feira (18), de forma virtual.

AMLINORTE
Na parte da tarde, trabalhadores e trabalhadoras ligados à entidade aprovaram os termos da negociação. Os diretores do SEMAPI informaram que, no início, a ideia era fechar o acordo por dois anos, porém, frente à imposição da Lei 173/2020, que controla os gastos de estados e municípios em troca de auxílio do governo federal, optaram por renovar por apenas um ano.
Assim como no setor Público, o sindicato patronal reconhece o direito à reposição de 2,46%, porém, em função da legislação, não poderá fazer o reajuste. Houve comprometimento, no entanto, de repor o índice em até 90 dias, caso haja alteração legal. Também foi acordado que o abono natalino será pago até 20/12.

SINDAT
À noite, foi a vez de trabalhadores e trabalhadoras do SINDAT avaliarem a proposta. Diretores do SEMAPI lembraram a dureza das negociações, que se iniciaram com proposta de reajuste ZERO e RETIRADA de cláusulas sociais importantes, como vale-alimentação para quem atua em home office e abono assiduidade.
O texto aprovado avançou muito, prevendo aumento de 2,46% nos salários e nas demais vantagens, a ser pago com retroatividade a novembro. Também foram preservados direitos como quinquênio (cujo índice passa de 5% para 3% no caso de contratações a partir de 1/11/2020) e abono assiduidade (que passa de três dias de folga para dois, apenas durante a validade deste acordo), além de estabelecidas regras para a contratação em regime de teletrabalho.
Os vales alimentação e refeição foram reajustados para R$18,41 e R$19,59, para contratos de seis e oito horas, respectivamente. Para os casos de trabalhadores que atuam em home office, fica assegurado o direito integral para quem já recebe vale refeição e/ou alimentação. Porém, para quem atua em empresas que já mantinham refeitório ou convênio com restaurantes, o direito fica na metade do valor. Falando em trabalho remoto, diversas cláusulas novas foram implementadas, a fim de regulamentar a atividade, que pode vir a ser mantida depois do fim da pandemia.
Com a aprovação, o texto segue para o Ministério da Economia, para homologação, sendo posteriormente disponibilizado no site do SEMAPI. Parabenizamos todos e todas que participaram e fizeram sua voz ser ouvida. Nosso trabalho tem valor!