Data-base 2020: trabalhadores e trabalhadoras aprovam proposta do Sinfac

Em uma Assembleia Geral Extraordinária com presença recorde, trabalhadores e trabalhadoras da base do Sinfac aprovaram por unanimidade a proposta de Acordo Coletivo para a Data-base 2020. O encontro virtual ocorreu na noite desta quinta-feira (27), pela plataforma Zoom.
Dentre as novidades da negociação, está a validade das cláusulas sociais por dois anos – até 2022 – enquanto as de repercussão econômica serão válidas por um ano, sendo renegociadas em 2021. Além de um reajuste de 2,46% em pisos e no salário – referente ao INPC do período –, os presentes também aprovaram melhorias como aumento de 4,26% nos vales (fixando o valor mínimo em R$24,50) e de 7,46% no Auxílio Rancho, e de 2,46% nos triênios.
Duas cláusulas novas garantiram que as empresas que optarem por seguir em teletrabalho ao fim da pandemia de Covid-19 devem manter todos os benefícios do contrato de trabalho e fornecer subsídios para que o trabalhador possa exercer sua posição (ofertando internet, equipamentos e energia, entre outros itens), e também que os treinamentos de novos funcionários só poderão ocorrer depois da contratação formal dos mesmos. O documento ainda garante que todas as vantagens financeiras serão pagas na folha de setembro, a ser debitada até o quinto dia útil de outubro, tanto para os ativos quanto para aqueles que foram demitidos no período.
Agora, o SEMAPI fará os encaminhamentos legais para que o Acordo seja assinado e validado. A participação de todos foi fundamental para que a negociação fosse um êxito. Mostramos que nosso trabalho tem valor!