Data-base: Assembleia ocorre dia 22 de junho

Em uma reunião de mediação exaustiva e complexa, realizada durante esta quarta-feira (10), SEMAPI e governo do Estado seguiram a discussão sobre a data-base 2019 das fundações. Com poucos – mas importantes – avanços, uma assembleia foi marcada para o dia 22 deste mês.
A data anterior da assembleia foi definida pelo desembargador que acompanha a mediação, mas precisou ser reagendada. O governo deve enviar a proposta final até a próxima segunda, dia 15. A partir daí, o Sindicato vai organizar a divulgação do texto e da assembleia, que deve ocorrer de maneira virtual. Com este encaminhamento, já foi marcada a primeira reunião de mediação para a negociação da ASCAR-EMATER/RS, que acontece na próxima quarta-feira (17), às 14h.
O SEMAPI defendeu suas posições sobre os impactos que as retiradas dos direitos terão para os trabalhadores, e apresentou contrapropostas, mas o governo se mostrou irredutível em determinados pontos. Os grandes impasses seguem sendo o pagamento no quinto dia útil e a retirada do quinquênio.
Anteriormente, a negociação já havia avançado em cláusulas como o pagamento do vale-transporte em pecúnia para trabalhadores e trabalhadoras de Novo Hamburgo, auxílio-funeral e seguro de vida em grupo. O SEMAPI recorreu à mediação depois de um impasse na negociação com o governo do Estado. Além da Justiça do Trabalho, o Sindicato também mobilizou deputados estaduais e o Ministério Público do Trabalho para tentar retomar a mesa de negociação.