Data-base: Com presença recorde, trabalhadores e trabalhadoras de EMATER aprovam contraproposta

Em uma assembleia com presença quase 860 pessoas, trabalhadores e trabalhadoras da Ascar-Emater/RS optaram por rejeitar a proposta da direção da instituição e apresentar uma contraproposta. O texto, com quatro pontos, foi aprovado por ampla maioria de votantes.
Inicialmente, a contraproposta prevê a equiparação do texto das Fundações em três itens: licença-maternidade de seis meses, multa por atraso no pagamento de salários e liberação de representantes sindicais e associativos. No entanto, o ponto mais sensível foi o referente à manutenção de anuênios e decênios.
Com o objetivo de garantir os direitos previstos no Plano de Cargos e Salários, o Sindicato irá propor a manutenção da Comissão Paritária de caráter deliberativo, e a categoria aceita congelar o pagamento destas progressões. Desta forma, o tempo segue contando, mas não gera gasto para o governo, e se preserva o PCS.
Com a aprovação, o SEMAPI irá levar a contraproposta ao governo e à direção da EMATER, e a Assembleia segue em aberto até o dia 13 de julho. Assim que houver posição dos mesmos sobre o novo texto, o Sindicato irá informar a categoria.