Data-base: governo apresentará contraproposta em audiência

Depois do encontro virtual ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), o governo do Estado deve apresentar contraproposta para pontos fundamentais da negociação, que vem ocorrendo em mediação na Justiça do Trabalho. Uma nova audiência acontece na próxima quarta-feira (10), às 9h.
Os pontos principais que precisam avançar são a alteração do cálculo do piso salarial regional, a extinção dos quinquênios, a definição sobre o dia do pagamento (que o governo quer jogar para o 5º dia útil do mês) e a retirada de vale-transporte para trabalhadores que não atuem em cidades contíguas. Em todos os casos, o Sindicato alertou o governo sobre os graves prejuízos que as ações trarão, reforçando que não irá aceitar a perda de direitos, e o executivo se comprometeu a repensar a proposta para nova discussão.
Avanços no último encontro
Anteriormente, a negociação já havia avançado em cláusulas como o pagamento do vale-transporte em pecúnia para trabalhadores e trabalhadoras de Novo Hamburgo, auxílio-funeral e seguro de vida em grupo. Neste primeiro momento de negociação, retomada por meio de mediação da Justiça do Trabalho, só foram tratadas as questões por enquanto das fundações, ficando de fora aspectos relativos a  EGR e EMATER. Estas duas entidades terão suas propostas discutidas assim que negociação das fundações for finalizada.
O SEMAPI recorreu à mediação depois de um impasse na negociação com o governo do Estado. Além da Justiça do Trabalho, o Sindicato também mobilizou deputados estaduais e o Ministério Público do Trabalho para tentar retomar a mesa de negociação.