Data-base: reunião de mediação termina sem decisões

Em mais de duas horas de discussões na tarde desta terça-feira (19), SEMAPI e governo do Estado não conseguiram chegar a um consenso durante a reunião de mediação realizada junto à Justiça do Trabalho. O encontro teve ainda a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, e deve seguir na próxima segunda (25).

Apesar da argumentação do Sindicato de que a vigência do atual acordo foi cumprida integralmente, não havendo motivo para retirar cláusulas ou renegociar termos nesta data-base, o governo se mostrou intransigente, exigindo a apreciação da proposta já enviada. Os representantes do Executivo afirmaram ser uma linha política a retirada de tudo que representar crescimento vegetativo da folha – o que já ocorreu na administração direta e na maioria dos órgãos da indireta –, e não há possibilidade de abrirem mão deste posicionamento.
Com isto, o juiz mediador solicitou ao governo mais dados sobre as repercussões da sua proposta, e, ao Sindicato, uma proposição a respeito de como se chegar a um desfecho. O novo encontro ocorre na segunda (25), às 17h, também por videoconferência.
Entenda
Com base na recusa do governo do Estado em continuar negociando a proposta da data-base 2019/20, após a apresentação de uma proposta duríssima em reunião virtual ocorrida no dia 6 de maio, o SEMAPI entrou com pedido de mediação na Justiça do Trabalho para retomar a mesa. Além disso, o Sindicato acionou os deputados estaduais e o Ministério Público de Contas, como forma de pressionar o executivo a voltar a negociar.
A negociação vem se estendendo desde maio de 2019, sem que as partes consigam chegar em um acordo. O SEMAPI não aceita a retirada de direitos conquistados com muita luta!