Data-base: SEMAPI aciona Ministério Público de Contas contra proposta do governo

Em busca de reabrir a mesa com o governo do Estado, que encerrou de forma unilateral a negociação da data-base 2019/20 durante reunião virtual no último dia 6, o SEMAPI vem contatando diversos entes para pressionar o Executivo. Agora, foi a vez do Ministério Público de Contas (MPC).
Em ofício enviado na terça-feira (12), o Sindicato novamente explica que “o governo do Estado já pagou o período todo”, e agora, a entidade “solicita fechar a negociação nos mesmos termos nesse momento para que possamos abrir uma nova.” O texto ainda ressalta que “ao aceitar a proposta como está, o Executivo manteria direitos sem prejuízo aos cofres públicos. Porém, insiste em imputar perdas à categoria, querendo encerrar a mesa. Além disso, pressiona por uma aprovação que representa a realização de uma Assembleia de trabalhadores, algo muito arriscado nestes tempos que vivemos.” O documento foi entregue ao Procurador Geral de Contas do Estado, Geraldo Da Camino.
Outras ações
Na segunda-feira (11), todos os deputados estaduais receberam comunicado do Sindicato solicitando sua intervenção junto ao governo para a retomada das negociações. Usando os mesmos argumentos, o SEMAPI espera, desta forma, sensibilizar os parlamentares a compreender a gravidade da situação e interceder junto ao GAE e à PGE. Pedimos que todos os trabalhadores também se mobilizem, entrando em contato com o deputado em que votaram para solicitar este apoio. Juntos, somos mais fortes! A lista completa com os e-mails está disponível aqui.
Além disso, foi protocolado pedido de mediação na Justiça do Trabalho para retomar a mesa. A demanda foi acatada, e uma reunião já está agendada para o dia 19/5, às 14h, por videoconferência.