Data-base: SEMAPI avança na negociação com governo do Estado

Depois de um encontro exaustivo, que começou às 9h e se estendeu até o final da tarde desta sexta-feira (29), o SEMAPI obteve avanços na proposta da data-base 2019 junto ao governo do Estado. Neste primeiro momento de negociação, retomada por meio de mediação da Justiça do Trabalho, só foram tratadas as questões por enquanto das fundações, ficando de fora aspectos relativos a  EGR e EMATER. Estas duas entidades terão suas propostas discutidas assim que negociação das fundações for finalizada.
Algumas questões fundamentais da negociação foram debatidas fortemente entre representantes do Sindicato e do GAE: a alteração do cálculo do piso salarial regional, a extinção dos quinquênios, e a retirada de vale-transporte para trabalhadores que não atuem em cidades contíguas. Em todos os casos, o Sindicato alertou o governo sobre os graves prejuízos que as ações trarão, reforçando que não irá aceitar a perda de direitos, e o executivo se comprometeu a repensar a proposta para nova discussão.
Houve, ainda, avanços em temas como o pagamento do vale-transporte em pecúnia para trabalhadores e trabalhadoras de Novo Hamburgo, algo necessário visto que o sistema viário não atende a demanda dos servidores. Também houve entendimento em cláusulas sobre auxílio-funeral e seguro de vida em grupo, que não estavam claras, e o governo cedeu em uma redação mais favorável aos trabalhadores.
Uma nova rodada de negociação está marcada para a próxima quinta-feira (4), às 14h. Convocamos todos e todas para que continuem nos ajudando, compartilhando as informações e pressionando os gestores para que se possa avançar mais e formatar uma proposta que tenha possibilidade de ser aceita pela categoria.