Data-base: SEMAPI e entidades solicitam reunião com EMATER

No intuito de reabrir a mesa de negociação da data-base 2019/20, o SEMAPI encaminhou – juntamente com as demais entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras – ofício solicitando uma reunião virtual com a diretoria da ASCAR-EMATER/RS. O documento foi enviado nesta quinta (14).
No texto, as entidades demandam que o encontro ocorra antes do dia 19 de maio, data em que ocorre a reunião de mediação na Justiça do Trabalho. Antes disso, no dia 11 de maio, o Sindicato já havia enviado um ofício à direção da EMATER, manifestando “total descontentamento e profunda decepção” com a conduta da mesma durante a negociação. O SEMAPI ainda ressaltou que, na reunião de 6 de maio, “fomos negativamente surpreendidos, inicialmente com a ausência dos diretores da Instituição na mesa de negociação, enviando um empregado da mesma para representá-los e ser nosso algoz, o que demonstra a omissão dos Diretores e a maldade também com o colega que vos representou. Na sequência, com a apresentação por parte do GAE da proposta elaborada pela Diretoria e governo do Estado, que além da grande retirada de direitos DISCRIMINA os (as) trabalhadores (as) da Emater/RS ASCAR, haja visto que a proposta para as demais fundações estaduais é mais branda comparada a esta, ficando perceptível a ‘mão invisível’ desta Diretoria na crueldade da proposta.”
Outras ações
Além da solicitação de reunião com a EMATER e a mediação na Justiça do Trabalho, o SEMAPI já acionou o Ministério Público de Contas (MPC) e os deputados estaduais para intervirem junto ao governo estadual, de forma a retomar a mesa de negociação. Pedimos que todos os trabalhadores também se mobilizem, entrando em contato com o deputado em que votaram para solicitar este apoio. Juntos, somos mais fortes! A lista completa com os e-mails está disponível aqui.