DIEESE apresenta última PED, sem presença da FEE

Nesta quarta-feira (25/04), foi realizada a apresentação da última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Região Metropolitana de Porto Alegre. Realizada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a PED foi explicada mais uma vez sem os trabalhadores da FEE, que estão arbitrariamente proibidos de se manifestarem pela Fundação.

O governo Sartori definiu o fim de um dos mais importantes indicadores socioeconômicos do Estado. De acordo com a economista do DIEESE e coordenadora nacional do Sistema PED, Lúcia Garcia, a análise foi "perdida no embate entre governo e Fundações." Para ela, a PED foi usada como instrumento de diminuição da FEE, visando sua extinção. A economista também salientou que, hoje, o governo não precisa desta pesquisa ou de dado algum, "porque quem não faz nada, não precisa de nada."

A economista do Dieese Virgínia Donoso também lamentou o fim da PED. Ela divulgou os dados relativos a março deste ano e, conforme os levantamentos, o impacto da crise não é pequeno, e isso fica evidente com o aumento do trabalho informal. A pesquisa completa pode ser consultada AQUI.

Assista ao vídeo da abertura do evento:

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul