Em Gramado, cineastas defendem fundações

Os primeiros vencedores do Festival de Cinema de Gramado de 2017, conhecidos no último domingo (20), deram o tom político do evento. Durante a premiação da Mostra Gaúcha de Curtas, houve críticas ao (des)governo Sartori e à extinção das fundações estaduais.
O grande vencedor da noite foi o documentário Secundas, que retrata o movimento das ocupações escolares ocorrido no ano passado, culminando com a retirada brutal dos manifestantes da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre. Ao receber o prêmio, o diretor Cacá Nazário salientou que os jovens foram reprimidos pelo governo, “que está demitindo sem motivo servidores das fundações.”
Já durante a entrega da menção honrosa do prêmio Aquisição TVE à equipe do filme Sena, os fios em prosa, os realizadores Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena exaltaram a importância das fundações estaduais, constrangendo o presidente da TVE, que estava no palco. Eles dedicaram o troféu “à Fundação Piratini, à Zoobotânica, e a todas instituições que estão sendo agredidas pelo governo.”

Com informações de Matheus Chaparini / Jornal Já
Foto:  Cleiton Thiele / Pressphoto