Em plena pandemia, governo Bolsonaro emite decreto que desmonta o SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, assinaram decreto que permite à equipe econômica preparar um modelo de privatizações para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O texto foi publicado no Diário Oficial de União nesta terça-feira (27).
De acordo com o decreto, o objetivo é criar Parcerias Público-Privadas no âmbito da atenção básica em saúde, “para fins de elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. Na prática, a medida permite migrar as UBS para a iniciativa privada, retirando da União a obrigação constitucional de oferecer saúde à população brasileira.
De acordo com a Mídia Ninja, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, criticou o decreto. À Rede Brasil Atual, ele comentou que deve“ tomar as medidas cabíveis. Precisamos fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos.”
Vale lembrar que, em meio a uma pandemia mundial, o SUS é uma ferramenta fundamental para manter a saúde da população. Sem ele, teríamos muito mais mortos do que os quase 160 mil que já pereceram, graças a uma política genocida do atual governo federal. Por tudo isso, merece ser fortalecido, não desmontado. Viva o SUS!

Imagem: Agência Brasil