Em reunião com deputados, SEMAPI defende testagem na FASE e na FPE

Durante reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa, ocorrida na manhã desta quinta-feira (28), dirigentes do SEMAPI defenderam a testagem de todos trabalhadores e trabalhadoras de FASE e FPE, além dos jovens das entidades. O Sindicato ainda pediu melhorias nos EPIs disponibilizados.
O encontro teve como objetivo tratar da situação da FASE durante a pandemia de Covid-19, e reuniu deputados estaduais, a direção da Fundação e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT). Os diretores do Sindicato reconheceram o esforço da presidência da FASE em dar retorno às demandas apresentadas, mas ressaltaram que a resposta é insuficiente. Com a concordância de parlamentares e do procurador estadual presente, foi salientada a necessidade de melhoramento da qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ainda deficientes em termos de eficácia no combate ao Coronavírus.
Testagem
O reforço mais importante, no entanto, veio na questão da testagem. Deputados, MPT e Sindicato defenderam de forma veemente a necessidade de submeter todos trabalhadores(as) e jovens a testes como única maneira de conter o avanço da disseminação da Covid-19 na FASE. Apesar de a presidência da Fundação ter divulgado ofício na noite de quarta-feira (27) informando que irá testar servidores assintomáticos em três unidades que já registraram casos da doença, o SEMAPI insiste que a ação não protege todos, sendo, mais uma vez, insuficiente.
Além disso, os dirigentes do Sindicato reforçaram o pedido de que a testagem seja implantada também na FPE, onde a situação é bastante similar. O MPE ainda solicitou o afastamento voluntário, por parte da administração, de todos trabalhadores que estiverem enquadrados em grupos de risco. Ao final, a reunião foi dedicada à memória do colega João Batista Ramos, que faleceu no dia 18 de maio em decorrência de complicações da Covid-19.