Entidades promovem Jornada de Formação Feminista

Estão abertas as inscrições para a primeira Jornada de Formação Feminista, promovida pelo SEMAPI e a Marcha Mundial das Mulheres. O curso será ministrado em seis módulos, entre os meses de julho e novembro, na sede do Sindicato (rua Lima e Silva, 280), em Porto Alegre. Os encontros acontecem sempre nas segundas terças-feiras do mês – exceto em outubro, quando haverá duas datas –, das 18h30 às 22h.

A jornada é voltada para mulheres e homens integrantes da base do Sindicato, de entidades parceiras e de movimentos sociais. Serão debatidos temas como sistema capitalista e patriarcal e a invisibilidade das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, campos do feminismo, os movimentos sociais e populares, e os elementos da violência como forma de controle e dominação das mulheres. Haverá certificado para quem participar de ao menos três módulos.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@semapirs.com.br. Participe do evento no Facebook aqui EVENTO.

Confira a programação:

Das 18h30 às 21h30

1) A construção da sociedade de mulheres e homens: origens das desigualdades sociais e da opressão das mulheres. O patriarcado, colonialismo/racismo
Facilitadora: Helena Bonumá – socióloga, ONG Guayí

2) As mulheres na história ontem e hoje: sistema capitalista e patriarcal e a invisibilidade das mulheres.
Facilitadora: Regina de Lima Abrhaão, graduanda em História, diretora do Semapi

Das 18h30 às 21h30

1) Lutas pela igualdade de direitos políticos, econômicos e sociais: modos de reprodução, manutenção e controle sobre a vida das mulheres

2) Nossos corpos nos pertencem - direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Das 18h30 às 21h30

1)  O Feminismo e a resistência das mulheres - campos do feminismo, os movimentos sociais e populares.
2) O feminismo como um projeto político de resistência e de fortalecimento das mulheres na luta contra os retrocessos - as reformas e o avanço do conservadorismo.

Das 18h30 às 21h30

1) As mulheres no mundo do trabalho - na busca da igualdade de direitos e oportunidades
2) Movimento Sindical e Feminismo - construção de resistências nos territórios, no campo e na cidade

Das 18h30 às 21h30

Mulheres transformando a economia - desafios e avanços da Economia Solidária e feminista
1) Economia Solidaria - projeto e construção diária de uma alternativa ao capitalismo selvagem.
2) Economia Feminista e solidária - romper com as opressões e construir uma nova forma de ver e organizar o mundo e o trabalho

das 18h30 às 21h30

1) Mulheres em Luta por uma Vida sem Violência - os elementos da violência como forma de controle e dominação das mulheres.
2) Machismo, Racismo e o Feminicídio – estruturantes, sistêmicos e hegemônicos