Extinção das Fundações: Mediação tem apoio da deputada Juliana Brizola

A deputada estadual Juliana Brizola (PDT) entrou com tudo na luta contra a extinção das fundações e da Corag, protocolando dois projetos que pedem a revogação da lei que autoriza o fim das instituições. A entrega dos PLs foi feita na tarde desta terça-feira (3/10) ao desembargador João Pedro Silvestrin, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), durante reunião de mediação entre o governo do Estado e a Frente Jurídica em Defesa das Fundações e da Corag.

Na ocasião, Juliana Brizola ressaltou que os projetos tentam corrigir um erro que foi consentido pela Assembleia Legislativa, já que as entidades em questão são lucrativas e importantes para o Estado. O desembargador recebeu os documentos, que serão anexados ao processo.

Contraproposta

Em resposta ao que a Frente Jurídica apresentou na reunião anterior, o governo contrapropôs que haja um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) para os estáveis apenas se os não estáveis forem todos demitidos. De acordo com a proposta, o governo pagaria todos os direitos trabalhistas mais um salário a cada 5 anos de efetivo trabalho a todos os desligados.

A Frente Jurídica informou que esta intenção será levada pelos sindicatos às categorias para avaliação. Uma nova reunião de mediação ficou agendada para o dia 7/11, às 14h, com possibilidade de ser antecipada, caso haja uma resposta antes da data.

Corag

Para a Corag, o governo afirma não abrir mão de demitir todos os funcionários, optando em doar todo o maquinário para a categoria. A Frente tentou argumentar que a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) possui um déficit de pessoal, e que os trabalhadores da Corag poderiam ser incorporados a ela, já que o Diário Oficial deverá ser repassado para a Procergs, mas o governo se mostrou irredutível.

Assim, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre (STIGPOA) levará a proposta para sua base e uma resposta deve ser dada no próximo encontro, agendado para o mesmo dia 7 de novembro, no TRT4 (Av. Praia de Belas, 1100, POA).

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul