Extinção das fundações: trabalhadores em estado de greve

Trabalhadores e trabalhadoras de cinco fundações estaduais que estão correndo o risco de serem extintas definiram entrar em estado de greve na tarde desta segunda-feira (23/10). A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo SEMAPI, sindicato que representa a categoria.

Entre as fundações que decidiram pelo estado de greve estão a Fundação de Economia e Estatística (FEE), de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) e a Zoobotânica (FZB). Desta forma, os trabalhadores estão alertando o governo de que, a qualquer momento, poderão deflagrar uma paralisação.

A decisão vem exatamente quando as liminares dos sindicatos dos trabalhadores, ajuizadas por meio da Frente Jurídica em Defesa das Fundações, são deferidas, impedindo que o Estado demita todos os concursados com mais de três anos na função pública, entendendo que eles têm estabilidade e, portanto, não podem ter seus contratos de trabalho rescindidos e nem receber aviso prévio. Convém ressaltar que não existe contrariedade alguma entre as medidas liminares agora concedidas e a decisão do Ministro Gilmar Mendes do Superior Tribunal Federal (STF), não se constituindo, portanto, em nenhuma forma de descumprimento daquela liminar.

Lembramos que foi o próprio governo Sartori que entrou com ações no STF enquanto havia uma negociação coletiva em andamento, inclusive, com nova reunião agendada para o dia 7/11. Mais uma vez, o governo usa de intransigência e desrespeita a categoria, tentando impor sua vontade a qualquer custo.  Vamos resistir e mostrar para a sociedade que estas instituições têm valor e precisam ser mantidas!

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul