Faders luta por menos barreiras nas cidades

Do Correio do Povo
Com o objetivo de estimular melhores condições de acessibilidade nas cidades, foi realizado ontem o Fórum Temático sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística – Construindo uma Sociedade sem Barreiras. O evento integrou as atividades da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, com promoção da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders).

Segundo Roque Bakof, presidente da Faders, trata-se de uma oportunidade para as cidades pensarem o planejamento e a arquitetura, de maneira a dar atenção à acessibilidade. "É um chamamento para a acessibilidade, não só para as pessoas com deficiência, mas para toda a população", enfatizou. O alerta se deve porque a existência de barreiras gera prejuízos a todos. "O direito de ir e vir não é dos automóveis, mas das pessoas."

A questão recebe atenção ainda porque atinge principalmente os idosos, visto que, em um acidente, podem ter a vida em risco. "É importante lembrar que a população está envelhecendo no país", afirma Bakof. Quanto às condições das calçadas, a Faders tem atuado para que as prefeituras façam seus planos diretores na área, tema que necessita de revisão periódica. Outras edições do Fórum ocorreram em Pelotas, Guaíba, Passo Fundo, Santa Maria e Caxias do Sul.

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul