Fase construirá prédio para unidade em Santa Cruz do Sul

O processo de licitação para a construção do prédio da unidade de Santa Cruz do Sul da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) está previsto para terminar em março. O investimento na execução do projeto será de aproximadamente R$ 20 milhões e a capacidade para 60 adolescentes, considerada suficiente em relação à demanda. Mesmo assim, haverá espaço físico para uma futura ampliação. O diretor-presidente da Fase, Robson Luis Zinn, informou que a entrega do projeto arquitetônico ocorreu em dezembro do ano passado.

A implantação do projeto tem por objetivo evitar que os jovens infratores da região sejam encaminhados para a unidade Padre Cacique, em Porto Alegre. “Isso permite maior contato com a família, convívio social e reinserção na própria comunidade”, disse Zinn. Além de Santa Cruz do Sul, outra unidade será construída em Osório. Segundo o diretor-presidente, eram as únicas regiões que ainda não contavam com uma edificação. Em Viamão, haverá uma ampliação para suprir o deficit da Região Metropolitana.

Após a fase burocrática e a execução do projeto, a expectativa é que a unidade esteja em operação até o fim do primeiro semestre de 2019. A construção acontecerá no Corredor Zanetti, no bairro Esmeralda. O prédio terá um padrão conforme determina o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase), assim como existe em Passo Fundo e Novo Hamburgo. Haverá um módulo para internação provisória e outro para o cumprimento da medida socioeducativa. Também existirão os módulos escolar, administrativo, de saúde, de atendimento e assistência técnica e de visitas, além de uma quadra poliesportiva.

A direção da Fase já encaminhou um pedido de concurso público ao governo estadual. A estimativa é de que 120 servidores sejam contratados. A faixa etária dos internos é de 12 a 18 anos (idade máxima em que cometeu o delito). As medidas podem ser cumpridas até 21 anos incompletos.

Notícia publicada originalmente no Correio do Povo do dia 16/01/2018

(54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100