FEE desmente economia com a contratação da Fipe

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6/4), economistas da Fundação de Economia e Estatística (FEE) provaram com números e dados que a extinção da FEE e a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) trará prejuízos ao Estado, não apenas pela qualidade do trabalho, mas também financeiramente. A entrevista foi realizada na sede do SEMAPI, em Porto Alegre, e contou com a presença de servidores atuais e aposentados, pesquisadores e de ex-presidentes da Fundação, além do deputado estadual Tarcísio Zimmermann e de vários veículos de comunicação.
O encerramento das atividades da instituição foi decretado pelo governador Sartori no Diário Oficial da última quinta-feira (5/4), mas os servidores confirmaram que o único interesse do governo é acabar com a inteligência desse Estado, passando suas atividades para uma empresa privada paulista, que vai custar muito mais aos cofres públicos. Como os empregos dos trabalhadores seguem protegidos judicialmente, ninguém poderá ser demitido.
Os servidores também afirmaram que não houve orientação alguma a respeito da nova organização e da manutenção de estudos, informações, estatísticas e indicadores produzidos e divulgados há décadas pela Fundação. Em nota, a Associação dos Servidores (Asfee) informou que todas as chefias foram exoneradas, e as divulgações previstas foram suspensas. Não há garantias de que os dados essenciais para o planejamento e a produção de políticas públicas, acessados e utilizados de modo gratuito por governos, universidades, empresas e sociedade em geral, seguirão sendo produzidos e disponibilizados.
É preciso alertar a sociedade para a irresponsabilidade com que o governo Sartori vem agindo, não apenas ao tentar extinguir fundações essenciais para o Rio Grande do Sul, mas porque está usando números irreais para tentar justificar uma falsa economia. Continuamos lutando, buscando junto à Justiça a manutenção não de empregos (porque estes já estão garantidos), mas do serviço que é realizado para a população gaúcha!
    (54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    Rua Pinheiro Machado, 1652 - 1º andar, Centro - Caxias do Sul/RS