Fórum das Entidades Representativas define ações do S.O.S. EMATER

Nesta segunda-feira (28/10), integrantes das entidades representativas dos trabalhadores da ASCAR-EMATER/RS estiveram reunidos na sede do SEMAPI para dar continuidade à campanha S.O.S. EMATER. Na oportunidade, tendo como base as sugestões vindas do campo, foram definidas algumas ações a serem realizadas:

1. Que cada escritório municipal faça a apresentação de seu relatório anual de atividades em uma sessão na Câmara de Vereadores de seu município, logo após exibir as justificativas do S.O.S. Emater (serão enviados alguns dados importantes para auxiliar na apresentação), finalizando com a leitura da moção (também será enviado modelo).

A leitura das justificativas da campanha poderá ser feita independentemente da apresentação do relatório anual de atividades (há colegas que não apresentam o relatório em sessões da Câmara), tendo em vista que alguns companheiros possuem um bom relacionamento junto às Câmaras de Vereadores.

2. Realizar o Dia D do S.O.S. Emater em 6/12 (Dia Nacional da Extensão Rural): cada equipe deverá eleger uma atividade na sua programação neste dia e agregar uma fala alusiva à campanha (reunião de conselho, reunião com parceiros, atividade com assistidos, entre outras). Registrar e divulgar onde puder.

3. Cada equipe deverá utilizar os meios de comunicação disponíveis, como programas de rádio e artigos de jornais locais para fazer a divulgação da campanha, podendo fazer a leitura da carta S.O.S. Emater e outros materiais pertinentes.

4. Equipes que quiserem gravar vídeos com depoimentos de assistidos podem fazer e enviar para o WhatsApp (51) 99959 31 26. O vídeo deverá ter no máximo 3 minutos e, nele, as pessoas deverão responder a seguinte pergunta:
    - Como seria sua propriedade/clube de mães/cooperativa/associação/grupo de citricultores (outros) se não fosse o trabalho da EMATER?

5. Uso das redes sociais: curtir e compartilhar todas as publicações do S.O.S. Emater.

Outras ações que estão sendo organizadas pelo Fórum das Entidades:

- Estão sendo formados comitês regionais com os representantes de todas as entidades apoiadoras que darão suportem às ações locais;
- Haverá camiseta do S.O.S. Emater para serem adquiridas junto à loja da ASAE;
- As Entidades Representativas irão confeccionar bottons do S.O.S. para serem distribuídos entre os (as) extensionistas.

O Fórum das Entidades Representativas é composto por: Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), Associação Gaúcha dos Classificadores (AGC), Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS (ASAE), Associação dos Aposentados da ASCAR (ASAPAS), SEMAPI, SENGE, SIMVET e SINTARGS.

E-mail de contato: sosemater@gmail.com