Fórum de base se reúne no SEMAPI --------------------------

Durante toda esta quarta-feira (27/11), os representantes de base do SEMAPI estiveram reunidos na sede do Sindicato para eleição da nova coordenação do Fórum e debate sobre formas de enfrentamento às ameaças de retirada de direitos nas negociações coletivas.

Também foram dadas as boas-vindas aos novos eleitos como representantes, apresentados os diretores por coletivo e os trabalhadores do sindicato, feito um balanço do cenário atual das fundações e uma análise das negociações e das sindicalizações. Para a coordenação do Fórum, foram eleitos Cristiane Kilca como presidente (FASE), Ana Piltz como vice-presidente (FEPAM), e Paulo Roberto Rocha (Empresa ZANC) e Jonatas Elias Florêncio (EMATER) como suplentes.

Pela manhã, os participantes se dividiram em grupos para falar sobre os problemas em seus locais de trabalho. Os gargalos apontados foram compartilhados com o restante do Fórum, para que todos pudessem ter uma visão macro da real situação do serviço público, tendo conhecimento para além da sua instituição. Entre as deliberações, ficou definido que no dia 5/12 serão realizadas duas assembleias na sede do SEMAPI, uma específica da EMATER e outra com toda a categoria, para debater a pauta do governo para a data-base 2019.

Na parte da tarde, foi realizado um seminário com o tema Desafios do Sindicalismo No Século XXI. O Secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, falou sobre a atual conjuntura do sindicalismo, a Secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, contou um pouco sobre a história do SEMAPI e a Secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia Marques, falou sobre O Papel do Sindicalismo no Enfrentamento da Cultura Discriminatória. Também foi realizado um sorteio com alguns brindes aos representantes presentes e, ao final, foi servido um bolo em comemoração aos 32 anos do SEMAPI, completados em outubro.