Fórum de Representantes de Base se reúne, na capital

Na manhã desta quinta-feira (27/07), foi dado início à reunião do Fórum com os Representantes de Base do SEMAPI. Serão dois dias para debater o cenário político atual e organizar as mobilizações e articulações para a data-base 2017.

Na abertura do encontro, palestrou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. Com o auditório do sindicato lotado, Nespolo falou sobre a conjuntura política atual, enfatizando a reforma trabalhista recém aprovada pelo Senado Federal. De acordo com o sindicalista, se não fosse o golpe contra Dilma Roussef, para alterar qualquer artigo na CLT teria um gigantesco debate. “Agora, mudaram tudo. E numa tacada só, sem qualquer conversa com a sociedade.”

Ele também alertou a respeito do negociado sobre o legislado: “Não há negociação séria entre desiguais”, salientando que patrão e empregado nunca estarão no mesmo patamar de transação. O presidente da CUT também falou sobre o enfraquecimento que a reforma trará às entidades sindicais, e enfatizou a necessidade de uma campanha de afirmação do sindicalismo. A reunião do Fórum deve seguir durante a tarde de quinta, e ao longo de toda a sexta-feira (28/07).