FPE não reconsidera portaria, e SEMAPI entra na Justiça por afastados

Em reunião na tarde desta terça-feira (24/11), a gestão da Fundação de Proteção Especial (FPE) disse ao SEMAPI que vai seguir a Portaria 093/2020 e chamar todos os trabalhadores que estão afastados – inclusive os enquadrados no grupo de risco à Covid-19. O SEMAPI tentou argumentar, mas a FPE apenas modificou alguns pontos da normativa, sem reconsiderar a decisão.

Com isso, trabalhadores que estavam resguardados devem se apresentar até sexta-feira (27/11) em seu local de trabalho (nenhum servidor vai perder sua lotação). O coletivo de saúde do Sindicato orienta que todos se reapresentem com um laudo médico atualizado, frisando bem seu problema de saúde, detalhando os riscos da exposição ao trabalho presencial e indicando quais medidas precisam ser tomadas para proteger a saúde desse trabalhador. Além disso, com documento que aponte o risco que as pessoas que moram com estes servidores estarão correndo, no caso de funcionários que vivem com outros integrantes do grupo de risco.

O SEMAPI não aceitou placidamente esta decisão, e já ingressou com ação judicial para rever a convocação. O Sindicato foi taxativo em apontar os perigos deste retorno apressado, colocando em risco a vida de trabalhadores e trabalhadoras. Assim, nossa luta continua!