SEMAPI-RS

GRUPO Z - Liberação do Seguro Desemprego e FGTS

Depois de meses de negociações difíceis, os trabalhadores do Grupo Z finalmente devem começar a receber os valores devidos com o fechamento da empresa. O acordo para pagamento, mediado na Justiça do Trabalho, foi obtido pelo SEMAPI. Há meses, o Sindicato vinha cobrando do Grupo Z a regularização de salários, vale alimentação e vale transporte dos trabalhadores, que não estavam sendo pagos ou eram saldados com atraso. A empresa alegava perda de contratos e dificuldades financeiras para arcar com suas obrigações.

Sem perspectivas de melhoras e temendo maiores prejuízos para os funcionários, o Sindicato encaminhou negociação junto à Justiça do Trabalho. No dia 21 de março, em audiência de conciliação perante a 10ª Vara do Trabalho, ficou acertada a despedida sem justa causa de todos os funcionários, tendo como o último dia de trabalho a data de 28/02/2018. O judiciário autorizou também a liberação do benefício do seguro-desemprego para os demitidos, bem como o saque das parcelas do FGTS até então depositadas mediante alvará judicial, que está sendo providenciado.

Ficou acertado ainda que o Grupo Z efetuará a baixa na carteira de trabalho de todos os trabalhadores representados no processo, o que já vem ocorrendo desde o dia 22 de março, na sede do Sindicato. A empresa propôs um acordo individual e por adesão aos demitidos, sendo que aqueles que desejarem aderir devem ir no SEMAPI para verificar valores. A homologação desse acordo deve ocorrer em audiência marcada para o dia 21/05/2018, às 8h30min, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), localizado na Av. Praia de Belas, 1100, Porto Alegre.
    (54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    Rua Pinheiro Machado, 1652 - 1º andar, Centro - Caxias do Sul/RS