Mulheres divulgam programação unitária de 8 de Março

Já está definida a programação da jornada de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em Porto Alegre. As atividades, que foram construídas com a participação de dezenas de mulheres do campo e da cidade, acontecerão ao longo do dia no Largo Glênio Peres e, no final da tarde, na Esquina Democrática, sob o mote “Pela vida das mulheres trabalhadoras”.

Segundo a diretora de Administração e Finanças da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, a Vita, a mobilização das mulheres começará ao amanhecer no Largo Glênio Peres, com a instalação de um lonão, onde haverá painéis e debates. Também será instalada uma feira, além de barracas de vários sindicatos, onde haverá atendimento gratuito de advogadas sobre violência doméstica e aposentadoria, visando conscientizar as mulheres acerca de seus direitos e suas conquistas. Uma rádio ao vivo transmitirá informações úteis para as mulheres.

“Vamos passar o dia inteiro dialogando com as mulheres e a população, chamando a atenção para as principais lutas que travamos, como o enfrentamento à reforma da Previdência do governo Bolsonaro, que representa o fim do direito à aposentadoria”, destaca.

“Mais uma vez, as mulheres serão as principais vítimas da reforma de Bolsonaro, pois acaba com o tempo de contribuição e institui uma idade mínima para se aposentar, sem levar em conta a realidade da mulher brasileira, que trabalha, cuida da casa e cria os filhos, muitas vezes sozinha e ainda por cima recebe menos do que o homem para desempenhar a mesma função”, critica Vita.

A secretária de Mulheres da CUT-RS, Ísis Marques, ressalta que a violência, como o feminicídio, está matando, mutilando e assustando cada vez mais as mulheres. “A sociedade não pode continuar sendo machista, misógina e homofóbica”, salienta ao defender “o respeito à diversidade e aos direitos reprodutivos, bem como o fim da cultura do assédio sexual e do estupro”.

“Temos que empoderar as mulheres na luta em defesa dos seus direitos. Além disso, precisamos levantar a voz em defesa das empresas estatais e do serviço público, diante das políticas de estado mínimo dos governos Bolsonaro e Eduardo Leite”, enfatiza.

“A retomada da política de privatizações e o congelamento de investimentos em saúde e educação põem em risco o patrimônio do povo e o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por garantir atendimento médico gratuito a milhares de mulheres todos os dias. É a vida das mulheres que está ameaçada com o destruição do estado de bem-estar social”, conclui Ísis.

Confira a programação em Porto Alegre!

LOCAL: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)

6h – Instalação de lonão

7h30 – Feira Orgânica da Reforma Agrária

8h – Café da manhã