Não esqueceremos: 1 ano de resistência com ato na capital

O cenário de guerra visto na Praça da Matriz em 20 de dezembro de 2016 marcou o dia em que os deputados estaduais, em sessão ocorrida em plena madrugada, votaram pela autorização da extinção das fundações estaduais. Um ano depois, nada lembrava as cenas vistas no dia da votação, exceto pelo fato mais importante – as fundações seguem existindo.

Para marcar o (des)aniversário da data, trabalhadores e trabalhadoras das entidades ligadas ao SEMAPI, acompanhados de colegas de outras categorias, realizaram um ato em frente ao Palácio Piratini. Os diretores do SEMAPI ressaltaram a coragem e a determinação dos trabalhadores, que resistem às duras investidas do governo e seguem trabalhando em prol de um serviço de qualidade.

Representantes de outras entidades ligadas ao Movimento Unificado dos Servidores (MUS) também fizeram falas, destacando não apenas a luta contra a extinção, como também a necessidade de união contra medidas que vão retirar direitos e prejudicar a sociedade, como a Reforma da Previdência e a aprovação da adesão do Estado ao Programa de Recuperação Fiscal do governo federal. Foi feito ainda um apelo para que todos lembrem dos nomes e partidos que apoiam o governo, de forma que não recebam votos nas próximas eleições.

Ao final do ato, balões pretos foram soltos, marcando o luto e a luta deste ano. Também foi combinado uma grande manifestação em dezembro de 2018, celebrando a resistência das fundações e o fim do mandato de Sartori.

O 20 de dezembro de 2016 ficou marcado como o dia em que a "Casa do Povo" ficou blindada pela Tropa de Choque a mando do governo Sartori, que impediu a entrada de trabalhadores e trabalhadoras. A Praça da Matriz virou um palco de guerra, com bombas de gás lacrimogênio sendo lançadas e até helicóptero sobrevoando o local.
    (54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
    (55) 3029 1232 (Santa Maria)
  • Rua General Lima e Silva, 280 / Porto Alegre - RS - CEP: 90050-100
    Rua Pinheiro Machado, 1652 / 1º andar / Centro / Caxias do Sul