No Brasil de Bolsonaro, ou morremos de Coronavírus, ou de fome

A MP 927 do presidente Jair Bolsonaro autoriza a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses - sem salário - deixando o trabalhador ainda mais exposto. Pelo texto, a negociação individual ficará acima de acordos coletivos e da lei trabalhista. Este é um dos maiores ataques ao povo mais pobre, uma covardia sem precedentes!

É uma medida que vai na contramão do que todos os governos do mundo têm feito. Estados Unidos e Europa, por exemplo, estão adotando medidas para bancar os trabalhadores que terão que ficar em casa por causa do novo Coronavírus. Com isso, devem frear os efeitos da pandemia não apenas na saúde pública, mas também na economia.

Bolsonaro preferiu começar a austeridade pela base e não pelo topo da estratificação social. Em vez de taxar as grandes fortunas (como bancos), o governo prefere arrochar justamente quem já está vulnerável e sofrendo com a pandemia da Covid-19. Além disso, essa MP deve encolher ainda mais o poder de compra, colocando o Brasil num patamar de crise econômica absurda.

A impressão que passa é de que o objetivo central deste desgoverno é dizimar com a população mais pobre. Se não for com armas, ou com a diminuição de verbas (e recursos humanos) para a saúde, será pelo novo Coronavírus ou de fome mesmo. O trabalhador está sendo atacado de todos os lados! Vamos lutar CONTRA!

Leia texto publicado no UOL sobre o assunto:

Imagem: Palácio do Planalto