Nota sobre a cláusula da Jornada 24x72

A jornada 24x72 é uma aspiração antiga de uma parcela de trabalhadores e trabalhadoras que atuam em turnos de revezamento na FASE e na FPE. Em 2020, colegas interessados na implantação dessa jornada se organizaram e a colocaram na pauta de reivindicações da data-base uma cláusula referente ao tema:

Jornada 24x72 (Fase-FPE) - As partes se comprometem em estabelecer comissão paritaria para o estudo de forma de implementação da jornada 24x72

É preciso salientar que essa cláusula foi assim redigida como forma de garantir uma discussão ampla, democrática, e que atenda aos interesses de todas e todos os envolvidos nessa questão tão importante na vida de trabalhadores e trabalhadoras. Isso porque, assim como existe uma parcela de colegas que querem migrar para a jornada 24x72, existe outra que não tem o mesmo desejo, e quer permanecer em suas atuais jornadas.
O SEMAPI, honrando sua tradição de democracia e buscando sempre o melhor para a totalidade de sua base, manterá a mesma posição que teve quando da regulamentação das atuais jornadas pelo Acordo Coletivo. Como naquela ocasião, o Sindicato defenderá a implantação da jornada 24×72 como uma alternativa de horário, jamais como uma imposição a trabalhadores e trabalhadoras.
Não menos importante é esclarecer que o SEMAPI não está usando a cláusula relativa à jornada 24x72 como moeda de troca na mesa de negociação, de forma a obter a manutenção de outras cláusulas, como têm afirmado alguns boatos que circulam entre a categoria. Boatos esses que, acreditamos, partem de pessoas mal intencionadas, com o intuito de tumultuar a negociação e causar uma cisão na base do Sindicato.
Apesar de ter tomado conhecimento da nossa pauta de demandas, o governo tem afirmado que não irá aceitar nenhuma cláusula nova na atual negociação, ainda que não tenha repercussão financeira, como é o caso da cláusula da jornada de trabalho.
O momento histórico terrivelmente adverso à classe trabalhadora exige de nós, mais do que nunca, união e perseverança na luta pelos nossos direitos. Não deixemos que nada nem ninguém destrua a nossa união em torno de uma busca incansável por mais e melhores direitos e qualidade de vida.
Para evitar que boatos e desinformação minem a base das nossas relações de trabalho e de luta, procure seus representantes de área e a direção do SEMAPI sempre que necessário. Acesse nossas redes e verifique sempre que possível os grupos de Whatsapp que existem nos locais de trabalho.
Nosso trabalho tem valor!