SEMAPI-RS
  • T-
  • T
  • T+
CÓDIGO SINDICAL: 565.000.02779-7
Filiado à CUT Contracts

PGR recomenda manutenção de empregos nas fundações

A novela envolvendo a extinção das fundações pelo governo do Rio Grande do Sul teve um novo capítulo com manifestação da procuradora-geral da República. Em despacho, Raquel Dodge sustentou ser “justificável a manutenção cautelosa dos empregos públicos até julgamento definitivo do mérito, diante da dúvida razoável decorrente de pluralidade de situações jurídicas envolvidas”.

A manifestação da Procuradoria-Geral da República, que se posicionou ainda pela improcedência dos pedidos do Piratini, é uma praxe e ocorreu a pedido do relator do processo no Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. A recomendação foi assinada no dia 23, após conceder liminar à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em outubro de 2017, derrubando decisões da Justiça do Trabalho e autorizando demissões sem a necessidade de realização de acordos coletivos.

Novas decisões na primeira instância, no entanto, por provocação dos sindicatos, foram concedidas com objeto distinto, o da estabilidade de servidores, impedindo demissões de empregados concursados que já tenham cumprido três anos de serviço. A decisão atinge servidores das fundações Zoobotânica, de Ciência e Tecnologia, para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, de Planejamento Metropolitano e Regional, de Economia e Estatística e Piratini, além da Superintendência de Portos e Hidrovias.

A PGE recorreu das novas decisões em novembro, mas Gilmar Mendes se absteve de decisão monocrática e solicitou os pareceres à PGR e à Advocacia-Geral da União (AGU). Após as manifestações da PGR e da AGU, o processo está apto para análise do plenário do STF. A data do julgamento depende de decisão da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.
 


Texto publicado na coluna da Taline Oppitiz, no jornal Correio do Povo do dia 01/03/2018
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Pol%C3%ADtica/2018/3/643633/PGR-recomenda-manutencao-de-empregos-nas-fundacoes
 
Voltar
  • SEMAPI-RS
  • 0800 5174 06
    (51) 3287 7500
    (54) 3039 3033 (Caxias do Sul)
  • ouvidoriasemapi@gmail.com
  • Travessa Alexandrino de Alencar, 83, bairro Azenha - Porto Alegre/RS
    Rua Pinheiro Machado, 1652 - 1º andar, Centro - Caxias do Sul/RS
  • Newsletter