Quinta é dia de lutar contra a Reforma da Previdência!

Nesta quinta-feira (14/2), às 18h, será realizado um ato de protesto contra a reforma da Previdência na Esquina Democrática, em Porto Alegre. O objetivo é denunciar que não existe déficit nas contas da Seguridade Social.

A participação de todos nesta mobilização é fundamental para que possamos barrar a proposta do governo Bolsonaro, que já indica diversos retrocessos em relação à aposentadoria dos trabalhadores. Nossa pressão fez com que Temer recuasse, agora, precisamos de mais força ainda para evitar que esta reforma seja votada e inviabilize a aposentadoria da maioria da população.

CPI provou que déficit é mentira

Conforme o relatório da CPI, realizada em 2017, a Previdência perde bilhões por ano com renúncias previdenciárias, desonerações de folha, exportação rural, filantropia e tributos de empresas pequenas e as optantes do Simples Nacional, que não recolhem 20% de contribuição ao INSS.

Dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência (ANFIP) demonstram que, em 2015, foi arrecadado em receitas R$ 694 bilhões, enquanto as despesas não ultrapassaram a marca dos R$ 683 bilhões. São R$ 15 bilhões de superávit, o que desmonta a mentira do rombo.

Na verdade, sobram recursos que são utilizados em finalidades não previstas na Lei, como aconteceu na última sexta, quando o governo Bolsonaro publicou decreto desviando mais de R$600 bilhões da seguridade social para cobrir os encargos financeiros, além de também autorizar que parte dos recursos sejam transferidos para estados, municípios e o Distrito Federal.