Relato da reunião entre a gestão da EMATER e entidades representativas de trabalhadores

Conforme já havíamos informado, na tarde desta terça-feira (11/2) ocorreu uma reunião convocada pela gestão da ASCAR-EMATER/RS com as entidades representativas dos trabalhadores. Na pauta estava a redução de jornada de trabalho e salário.

O que a direção da Instituição propôs foi a diminuição de 20% da carga horária e de 18% dos salários por 90 dias, renováveis por mais 90, se necessário. A gestão alega que esta medida é necessária porque a EMATER não tem dinheiro para pagar o Plano de Desligamento Incentivado (PDI).

Todos os representantes da categoria rechaçaram qualquer proposta de diminuição de salários e entregaram um ofício ratificando que não aceitam tratativas paralelas à mesa de negociação. Também destacaram a importância do movimento SOS EMATER, para fortalecer a instituição e aprimorar ainda mais a qualidade do serviço que é prestado e que a pressão para obter recursos para operacionalizar o PDI deverá ser feita junto ao governo estadual, e não penalizando a categoria.

É importante que todos trabalhadores e trabalhadoras se mantenham atentos e mobilizados frente aos desafios que virão. Participaram do encontro SEMAPI, SENGE, SIMVET, SINTARGS, Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), Associação Gaúcha dos Classificadores (AGC), Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS (ASAE) e Associação dos Aposentados da ASCAR (ASAPAS).