Representantes de trabalhadores da EMATER são recebidos pela nova diretoria

Entidades ligadas aos trabalhadores da ASCAR-EMATER/RS participaram de uma reunião com integrantes da nova direção da empresa. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (17/5), na antiga sede da FEE, onde parte da EMATER está alojada por conta do incêndio que atingiu o escritório central da instituição.

No início da conversa, o SEMAPI fez questão de ressaltar que, nas últimas gestões, as diretorias na EMATER dialogavam com os trabalhadores, e que espera que essa troca de ideias possa ser ainda mais fortalecida nesta administração. O presidente, Geraldo Sandri, destacou que pretende aumentar a comunicação com a base, sendo o mais aberto possível.

O diretor administrativo da EMATER, Vanderlan Vanconselos, também salientou a importância da reunião e do diálogo com os trabalhadores para que se fortaleça a empresa e se cresça juntos. Ele comentou que a transparência na informação, com dados e números, é importante para não gerar desconfiança.

Foram abordadas algumas demandas da categoria no encontro, como o orçamento disponível para a empresa, a renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), e questões sobre a personalidade jurídica da EMATER. Ainda foi comentado sobre um possível Plano de Demissão Incentivada (PDI) e também a respeito da Audiência Pública que deve ocorrer com o tema "Futuro da EMATER - ATER", em que seria importante a participação da empresa. "Vamos nos unir neste processo", garantiu o presidente.

Em especial sobre a questão da personalidade jurídica, os trabalhadores comentaram que foi criado um Grupo de Trabalho no governo passado para analisar a relação jurídica do Estado com a ASCAR-EMATER/RS, porém, sem nenhum representante da categoria. E, até o momento, a categoria não teve nenhuma informação a respeito dos resultados obtidos por este GT. Reivindicamos que qualquer discussão referente a este assunto tenha a participação das representações de trabalhadores, a fim de que não haja ações equivocadas por parte do governo, para que as atividades da Extensão Rural não sejam prejudicadas.

Também participou da reunião o chefe de gabinete, Dário Giovanella. Pelos trabalhadores, estiveram presentes o SEMAPI, representado pelos diretores Juliano Pörsch e Berenice de Luca; a Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), com a presidente Rafaela Sais; o Sindicato dos Médicos Veterinários (Simvet), com o conselheiro Carlos Roberto Vieira da Cunha; o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (SINTARGS), representado pelo vice-presidente Vinícius Manfio; a Associação Gaúcha de Classificadores (AGC), com o vice-presidente José Pedro Osório Mendina; e a Associação dos Servidores da ASCAR-EMATER (ASAE), pela associada Marina Domenighi.