Reunião sobre EMATER é realizada no SEMAPI

Na manhã desta quarta-feira (10/4), estiveram reunidas na sede do SEMAPI entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras da ASCAR-EMATER/RS (SEMAPI, SINTARGS, SENGE, SIMVET, ASAE e AESR), para tratar assuntos referentes à Empresa. Na pauta, a negociação da data-base 2018, cenários atuais no contexto do novo governo e estratégias para fortalecimento da Extensão Rural.

Referente à data-base, se reiterou a importância da reunião de negociação entre o SEMAPI e o governo, que será realizada nesta sexta-feira (12/04), às 10hs, na Secretaria da Fazenda. Entre os presentes, foi unânime o posicionamento de que a proposta governamental é muito prejudicial.

Quanto a estratégias para o fortalecimento da Extensão Rural e da EMATER, foram traçados os seguintes compromissos:

- Solicitar reunião com a diretoria da ASCAR-EMATER/RS imediatamente à posse dos novos gestores, a fim de discutir a realidade atual da instituição e plano de ação para enfrentamento das dificuldades;
- Solicitar reunião com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com apresentação das demandas necessárias ao andamento das atividades da ASCAR-EMATER/RS junto a nossos atendidos;
- Buscar apoio na Assembleia Legislativa, visando fortalecimento institucional e apoio no PPA;
- Planejar a construção de um debate interno entre todos os trabalhadores e trabalhadoras, para que estes possam refletir sobre o futuro da Extensão e da nossa instituição e apresentar propostas embasadas, em consonância com as demandas de nossos públicos. Um novo “repensar”, extremamente necessário no atual contexto.

Vale ressaltar a união e o compromisso das entidades envolvidas para que, neste momento de fragilidade em que a classe trabalhadora se encontra, não sejamos tragados pelo senso comum do desmonte do serviço público e de um estado social.