Sede própria da UERGS é tema de reunião

No dia 13/11, o SEMAPI participou de uma reunião com a gestão da UERGS sobre as ações que estão sendo tomadas em busca de uma sede própria para a universidade. Estavam presentes no encontro o reitor, Leonardo Beroldt, a vice-reitora, Sandra Lemos, os pró-reitores, as diretoras do sindicato Bárbara Amorim e Cecília Bernardi e representantes da Associação dos Docentes da UERGS, do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) e de Centros Acadêmicos (CA), além de funcionários da Instituição.

Bárbara, que é diretora do SEMAPI e servidora da UERGS, relatou que a reunião foi um dos encaminhamentos dos funcionários, pleiteados em encontro do dia 1/11. O Reitor iniciou sua fala fazendo um resgate histórico da situação da Uergs junto à CEEE, explicando alguns pontos do contrato com a mesma. A reitoria também comentou que, no início do ano, fez alguns apontamentos de áreas do Estado que poderiam ser cedidas à Uergs, mas o governo ainda não se manifestou a respeito.

Na reunião, também foi debatido o contrato do prédio da reitoria, que se encerra em 31/12/2019, não podendo ser renovado. Além disso, com o congelamento de 25% do orçamento, decretado pelo governo Sartori, a UERGS terá apenas R$10 milhões em caixa, sendo que o custeio da Universidade chega aos R$13,5 milhões.

Ao final da conversa, foi encaminhado como sugestão montar um grupo com a participação de representantes de cada categoria, para que possam elaborar uma pauta em conjunto e montar um calendário de mobilização. Queremos reforçar que a luta continua: "Por uma UERGS pública, gratuita e inclusiva, com sedes próprias adequadas ao ensino, à pesquisa e à extensão de qualidade, na capital e no interior do Rio Grande do Sul, diversa e integrada, inserida nas comunidades e promotora do desenvolvimento regional sustentável. Isto é o que somos, esta é a nossa missão e a nossa identidade!"

Foto: Daiane Madruga - Ascom/Uergs.