SEMAPI 31 ANOS: história forjada na luta!

O SEMAPI nasceu na efervescência do movimento pelas Diretas Já, que ajudou a reforçar o declínio do regime totalitarista e abriu espaço para a redemocratização no Brasil. Foi fundador do Movimento Gaúcho em Defesa da Constituinte, que garantiu representação do Estado nas decisões que culminaram na Constituição Cidadã. O Sindicato teve a sua fundação oficializada através da carta sindical emitida pelo Ministério do Trabalho, em 14 de outubro de 1987, após mais de um ano de atividades na forma de associação profissional pré-sindical.

Sempre defendendo a classe trabalhadora e lutando junto com os movimentos sociais, participamos ativamente de outros eventos importantes para nosso Estado e País, como a Marcha dos Sem, o Grito dos Excluídos, o Fórum Social Mundial e o Grito da Terra, para citar apenas alguns. Hoje, vivemos um dos momentos mais críticos da nossa história, em que os direitos fundamentais se encontram sob ameaça e as garantias trabalhistas estão cada vez mais encolhidas.

Mais do que nunca, chegou o momento de nos unirmos e nos fortalecermos. Não temos dúvida de que é fundamental que os indivíduos efetivamente participem das decisões políticas que os afetam, exercendo, assim, sua cidadania. Precisamos ser sempre resistência quando o assunto for supressão de direitos.

SEMAPI, Sindicato Cidadão!