SEMAPI apresenta demandas de trabalhadores a Secretário

Integrantes da diretoria do SEMAPI entregaram, nesta quarta-feira (18/11), documento relativo à data-base ao Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Luciano Hauschild. A entrega aconteceu durante a inauguração da nova escola do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre. Na ocasião, foi solicitada a intermediação do Secretário junto ao governo do Estado para que fossem mantidas as cláusulas sobre as horas intervalares dos trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) no Acordo Coletivo vigente, conforme modelo sugerido pelo Sindicato, e sobre a Folga Extra Mensal (FEM) de servidores da FASE e também da Fundação de Proteção Especial (FPE).

A diretoria explicou que, apesar de na mesa de negociação o governo dizer que não abre mão da retirada da FEM (alegando aumento de gastos em horas extras), não há impacto econômico. Além disso, a FEM é uma conquista histórica da categoria, que trouxe mais qualidade de vida às pessoas que trabalham em turno de revezamento. Sobre as horas intervalares, o SEMAPI afirmou que o assunto está evoluindo na negociação, mas que o governo ainda não deu acordo sobre a posição do Sindicato a respeito do tema.

O Secretário se comprometeu a encaminhar nossa demandas ao governo, mas gostaria de debater com o SEMAPI o grande volume de horas extras na FASE, e o que isso resulta nas contas estaduais. Um dos trabalhadores que estava presente lembrou que as horas extras na Fundação ocorrem apenas por necessidade da Instituição, e que administrar essa questão é atribuição da gestão.

Duas revelações importantes também foram feitas pelo Secretário: a primeira é sobre a reforma e modernização de algumas unidades, embora não tenha entrado em detalhes. A segunda é que a Secretaria, juntamente com a gestão da FASE, está encaminhando os trâmites para a realização de um novo concurso público na Fundação - sem data definida. A diretoria fez questão de frisar que esse é um tema muito caro ao SEMAPI, que historicamente sempre lutou pela realização de concurso público nas entidades que representa.

Além do Secretário de Justiça, de integrantes do SEMAPI e trabalhadores da FASE, também estavam presentes o presidente da Fundação, Antônio Carlos Rocha Almeida, e a Diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da Fundação, Ledi de Oliveira Teixeira.

Esse encontro foi uma forma de tentar pressionar o governo a negociar cláusulas importantes para a categoria e de mostrar que nosso trabalho tem valor!  Destacamos que a mobilização continua, por isso, fiquem atentos para novas chamadas do Sindicato. Seguimos mobilizados!