SEMAPI atua em defesa da Emater e Extensão Rural

Para debater a personalidade jurídica da ASCAR-EMATER/RS, a situação orçamentária e defender os trabalhadores e o fortalecimento da instituição, foi criado o Fórum de Representação Sindical, composto por SEMAPI, SENGE, SINVET e SINTARGS. Uma série de ações estão sendo realizadas por este grupo com o intuito de reforçar e proteger a EMATER.

Na terça-feira (8/10), integrantes do Fórum se reuniram com o Procurador Assessor Luciano Juárez Rodrigues, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ele faz parte do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de discutir a personalidade jurídica da Instituição. Ainda na terça, o Fórum debateu uma nova campanha em defesa da EMATER, seus trabalhadores e a agricultura familiar, a S.O.S. EMATER: Desenvolvimento Econômico e Social, só com Extensão Rural, que será lançada na quinta-feira (17/10).

O terceiro encontro do dia foi na Assembleia Legislativa, em visita aos deputados ligados à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. O deputado Elton Weber (PSB) ficou de encaminhar uma proposta de espaço de fala do Fórum na reunião da Comissão, que acontece nas quintas-feiras. O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Legislativo e da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, deputado Jeferson Fernandes (PT), também já havia proposto a construção conjunta de uma nova alternativa para a EMATER.

O movimento também tem o apoio das associações ligadas à Instituição: Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), Associação dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS (ASAE), e da Associação Gaúcha dos Classificadores (AGC).