• T-
  • T
  • T+
CÓDIGO SINDICAL: 565.000.02779-7
Filiado à CUT Contracts

SEMAPI cobra de gestores ações de prevenção à COVID-19

Em meio às atividades de reativação do setor de saúde do trabalhador, diretores do SEMAPI emitiu ofício a gestores de empresas privadas e entidades públicas da base do Sindicato cobrando ações efetivas de combate à contaminação de trabalhadoras e trabalhadores pela Covid-19 nos locais de trabalho. O envio ocorreu nesta sexta (24).
No texto, o Sindicato demanda a imediata adoção de medidas como disponibilização de lavatórios com água e sabão e/ou sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade), mudança da estrutura do ambiente de trabalho ou de postos de trabalho com a introdução de barreiras permanentes ou provisórias, como proteções de plástico ou vidro transparente contra fontes de contaminação, manutenção dos trabalhadores preferencialmente em regime de teletrabalho e estabelecimento de políticas de flexibilidade de jornada, observados o princípio da irredutibilidade salarial e a manutenção do emprego, e elaboração de instruções de trabalho relativas ao uso de EPI e vestimentas apropriadas, de acordo com o cenário de exposição, e que contenham orientações sobre colocação, remoção, higienização, troca e descarte de roupas e equipamentos de proteção, entre outras. Ainda lembra que Importante ainda destacar que nem as máscaras cirúrgicas, nem as máscaras confeccionadas em tecido são classificadas pela legislação como EPI, e que os empregadores são obrigados a fornecer gratuitamente aos seus trabalhadores tais equipamentos.
Manifestação por testes
Ainda nesta sexta, integrantes da diretoria do SEMAPI fizeram atos em frente a unidades da FASE e da FPE pedindo testagem de todos trabalhadores e trabalhadoras. A ação aconteceu no abrigo Cônego Paulo de Nadal (FPE) e no CASE PC (FASE). Em ambas as unidades, foram registrados casos de Covid-19.
Semana da Saúde
Seguindo as ações voltadas ao tema, na próxima quarta-feira (29), o Sindicato promove a live A Responsabilidade das Empresas/Entidades no combate ao contágio da Covid-19, com a participação de médicos e membros do judiciário. Agende-se e participe!
Voltar
  • SEMAPI-RS
  • 0800 5174 06
    (51) 3287 7500
  • ouvidoriasemapi@gmail.com
  • Travessa Alexandrino de Alencar, 83, bairro Azenha - Porto Alegre/RS
  • Newsletter